quarta-feira, 18 de maio de 2016
Estratégia Metacognitiva - A escolha de um livro pelo título.
Você terminou de ler um livro interessante e já quer começar uma nova leitura. Como escolher esse novo livro?
Para isso, você pode analisar alguns fatores:
O quanto a capa chama a sua atenção e o quanto a sinopse desperta o seu interesse.
Você pode fazer pesquisas pela internet ou considerar indicações de amigos ou críticos literários.
Mas, e se você tivesse somente a informação do título do livro, como você escolheria?
Pensando nisso, questionei uma leitora sobre como seria a sua avaliação no momento da escolha de um livro, sendo somente pelo título. Enviei algumas opções e o resultado foi o seguinte:
Fernanda: Qual desses livros você escolheria apenas pelo título?
1- A linguagem das flores.
2- Desculpa se te chamo de amor.
3- Budapeste.
4- O circo da noite.
5- Nove plantas do desejo e a flor de estufa.
Leitora: Escolho o "Circo da noite", porque me remete ao meu estilo favorito, que é aventura ou mistério. Os outros títulos me soam romantizados e não tenho muita paciência com romances.
A leitora fez sua escolha usando a estratégia de eliminação dos títulos que ela considera que seja "romance" e faz uma previsão de que o título escolhido é do seu gênero favorito.
Essa é uma das estratégias metacognitivas, em que o leitor faz previsões sobre o tema de um livro que pode ser tanto pelo título, autor ou até mesmo pela capa.
A estratégia metacognitiva pode ser acessada antes, durante e/ou após a leitura, sendo necessário que o leitor faça decisões acerca de quais as mais adequadas para o tipo e gênero textual em questão.
Abaixo, deixo a sinopse do livro escolhido pela leitora:
"O Circo da Noite" - Erin Morgeinstern. (2012).
(Ficção fantástica).
"Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar.
Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá.
À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam.
Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba."
Postado por: Fernanda C. Maurício.