quinta-feira, 19 de maio de 2016

Tipos de Leitor: Ascendente e Descendente


Um texto pode ser lido e interpretado de diversas maneiras, isto é, cada leitor percebe e interpreta um aspecto diferente durante o processo de leitura. Ao ler um texto muitos aspectos estão implícitos pelo autor e podem ser interpretados com a ajuda dos conhecimentos de mundo que o leitor possui.

Mediante esta afirmação, surgem dois tipos de processos de leitura: a descendente e a ascendente. O primeiro tipo está relacionado à leitura superficial do texto, em que hipóteses são criadas e confirmadas ou não durante a leitura. Já o segundo está muito mais ligado ao texto em si, na análise cada palavra e frase contida no texto.

Um leitor pode ser considerado descendente quando faz uma leitura muito rápida e superficial e ainda assim compreende a ideia principal do texto, porém deduz o significado de frases a partir de seu próprio conhecimento e muitas vezes são incoerentes. Há também o leitor ascendente, aquele que analisa melhor cada linha, tem uma leitura mais vagarosa, mas muitas vezes não entende a ideia geral apresentada em um texto. O leitor considerado ideal, aquele que compreende o texto desde a ideia geral até as entrelinhas, é um leitor que mescla os aspectos de leitura de um leitor ascendente e descendente.

Portanto os dois processos de leitura são fundamentais na formação de um leitor, em que ele saiba equilibrar tantos os aspectos descendentes quanto os ascendentes ao ler um texto.