quarta-feira, 24 de maio de 2017

Relatório Final


A proposta do projeto inicial é divulgar os autores da literatura portuguesa através da cibercultura e ciberliteratura e mostrar que este é um modo diferente de se fazer literatura. O meio digital apresenta um campo imenso de pesquisa com inúmeras possibilidades de aprendizagem que através deste projeto podem ser integradas dentro da sala de aula, proporcionando uma aula mais dinâmica e produtiva.

A partir do projeto exposto foram feitas diversas pesquisas em outros blogs e mídias sociais em busca de informações sobre a literatura portuguesa na época realista. Em quase todos os casos foram encontrados conteúdos bem semelhantes uns aos outros, sem muita inovação. Há uma grande quantidade de videoaulas e vídeos de pessoas proclamando poemas de escritores realistas famosos através do Youtube. Em outros blogs foram encontrados biografias e trechos de poemas, que não se aprofundam muito no estudo da literatura realista, mas são de grande auxílio se incorporados junto ao material didático.

Infelizmente observei que esses materiais muitas vezes não são utilizados em sala de aula. As aulas geralmente são ministradas com o auxílio de livros didáticos somente e poderiam ser muito melhor aproveitadas se acrescentado estes meios tecnológicos de informação.

O blog, por exemplo, é uma ferramenta simples e descontraída para utilizar no ensino. Tanto para divulgar os trabalhos e pesquisas, como para desenvolver o que aprendido em sala de aula.

Portanto este trabalho me proporcionou olhar o ensino de outra maneira, utilizando meios tecnológicos que já possuo em meu dia a dia, mas que agora serão incorporados na aula visando ampliar o conhecimento. A ideia inicial deve continuar sendo trabalhada para que cada vez mais escolas utilizem esses meios para ampliar e aprimorar o ensino.

2 comentários:

  1. Olá,Fernanda
    Gostei da sua pesquisa! Espero que tenha aprendido bastante com ela. Agora o trabalho está ok.

    ResponderExcluir
  2. Olá, aqui é o Grupo 10!
    Muito legal o trabalho de vocês, parabéns!

    ResponderExcluir