Ferdnand de Saussure definiu a linguística como uma ciência, assim dividiu a área de estudos da linguística em quatro partes que foram denominadas dicotomias. São elas:
• Sincronia e Diacronia
Este primeiro conceito separa o estudo da língua em duas formas: sincrônica para aspectos da língua em dado momento e diacrônica para os aspectos históricos, ou seja, a evolução da língua. Que para Saussure são aspectos da língua totalmente distintos, em que o estudo sincrônico tem maior importância.
• Língua e Fala
Língua é conjunto de signos que usamos para nos comunicar, é um sistema coletivo. Enquanto a fala é mais individual e está relacionada à escolha de cada um, portanto para ele o objeto de seus estudos era a língua e não a fala.
• Significante e Significado
Significante está ligado à manifestação fônica, é uma imagem acústica, já o significado é o conceito que está relacionado ao seu conteúdo semântico. Estes dois termos formam o que conhecemos como signo, que é a relação indissociável entre significante e significado.
• Sintagma e Paradigma
Sintagma está relacionado ao eixo do discurso que como define Saussure é “a combinação de formas mínimas numa unidade linguística superior”. Enquanto o paradigma é o eixo das escolhas de palavras para montar o discurso. Portanto o paradigma corresponde às combinações de palavras feitas para formar o discurso no eixo sintagma.
As dicotomias saussurianas serviram como base para os estudos linguísticos modernos, mesmo que para contrariar ou concordar com as ideias do linguista Ferdinand de Saussure.
Referência: SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. 27 ed. São Paulo: Cultrix. 279 p.
FIORIN, J. L. Introdução à linguística. São Paulo: Contexto, 2006/2007. 226p. Vol. I e Vol II