quarta-feira, 24 de maio de 2017

Plano de Aula

I. Tema

Estudo da literatura portuguesa na época realista, como surgiu e qual sua importância em sala de aula utilizando as novas tecnologias. Estudo com foco no escritor Cesário Verde, abordando todas as suas características e comparações com a literatura de outras épocas utilizando o blog como ferramenta de ensino com outras mídias sociais.

II. Objetivos

Conhecer a época realista e seus autores para a compreensão dos poemas.
Desenvolver a produção de poemas com base em escritores importantes da época.
Aprimorar a capacidade de analisar poemas com o auxilio das mídias tecnológicas.

III. Cronograma

Uma aula com durabilidade 1h50 dividida entre:
Expor as principais características da época realista, falando desde o surgimento da literatura realista até seu término, quais motivos levaram os escritores a escrever poemas desta maneira, fazer comparações também com a arte e pinturas realistas.
Apresentar a vida do escritor realista Cesário Verde com auxilio de slides, mostras suas obras e debater sobre suas motivações.
Escolher o poema “O Sentimento de Um Ocidental” que será apresentado em forma de vídeo.
Em seguida os alunos serão divididos em pequenos grupos para debate do poema que lhes foi apresentado.
Após a análise, cada grupo apresentará o que foi discutido, destacando as principais características do poema e fazendo comparações com textos não literários, apresentando as qualidades e defeitos do poema.

IV. Estratégia

Promover a análise de um poema para que os alunos sejam forçados a pensarem mediante ao que foi aprendido sobre a literatura realista e a formação de grupos auxiliará no melhor entendimento. O intuito é aprimorar a leitura dos alunos para entenderem melhor como surgiu a literatura realista e se tornarem leitores críticos.

V. Avaliação

Os alunos serão avaliados mediante a apresentação oral do que foi discutido em cada grupo e se necessário questionamentos da professora.

Bibliografia

MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa.
VERDE, Cesário. O Livro de Cesário Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário