terça-feira, 3 de maio de 2016

Resumo do livro: Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura

No livro “Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura” são analisados em quatro capítulos os pequenos aspectos que compõem a compreensão de um texto, um livro ou qualquer outra forma escrita, desde o conhecido como simplesmente passar o olho no texto até a leitura e compreensão mais aprofundada para chegar a um bom entendimento do que foi escrito.

Logo na primeira parte, a observação que Angela Kleiman faz é que todo leitor tem um conhecimento que está fora do texto, ou seja, há informações que não foram citadas, mas que o leitor consegue compreender. Esta compreensão somente é possível por três tipos de conhecimentos: o conhecimento linguístico (conhecimento da própria língua), conhecimento textual (conhecimento de gêneros textuais) e o conhecimento do mundo (conhecimento sobre o assunto) que desenvolvem o nosso conhecimento prévio.

Já no segundo capítulo ela explica que é necessário ter um objetivo conforme segue a leitura e criar hipóteses e mais hipóteses para de tentar deduzir a informação do texto. Este é o chamado de desenvolvimento metacognitivo, em que o leitor começa a pensar e formular hipóteses sobre o que virá a seguir.

No terceiro capítulo chamado "Estratégias de Processamento do Texto", ela mostra a importância da coesão e coerência na formação de um texto. A coesão está ligada a microestrutura, em que pequenas partes ligam o texto como um todo dando construção a coerência, ou seja, a macroestrutura que da o sentido ao texto como um todo.

Finalizando o livro, no último capítulo a autora ressalta a importância não só do leitor, mas também do autor para a construção de sentido de um texto. Sendo que o autor deve escrever de forma clara a conduzir o leitor, dando pistas para a construção objetiva do texto.

Portanto a autora consegue mostrar de forma clara e simplificada a importância de cada aspecto do processo de leitura, sua obra possui uma grande riqueza nesta área, tornando-se uma grande forma de estudar e compreender melhor a construção do sentido de um texto durante a leitura.